Loading...
O CONCURSO 2018-08-08T20:26:33-03:00

HISTÓRIA

O Concurso foi criado para homenagear Otávio Lage de Siqueira, que foi político e empresário. Fundador do Grupo Otávio Lage, da Fundação Jalles Machado, ex-prefeito de Goianésia e ex-governador de Goiás, ele sempre priorizou a educação, pois acreditava que ela era o melhor caminho para o desenvolvimento. Foi professor, construiu várias escolas e sempre incentivou as pessoas a estudarem e a crescerem profissionalmente. Com o seu falecimento em 2006, o concurso foi uma forma que a Família encontrou para divulgar a sua vida para as novas gerações, manter viva a sua memória e continuar incentivando a educação.

Otávio Lage, construtor de sonhos

Otávio Lage de Siqueira é sempre lembrado pela sua atuação política, quando foi prefeito de Goianésia e governador de Goiás; pelo espírito empreendedor, fundador da Jalles Machado e do Grupo Otávio Lage; mas principalmente pelo seu lado amigo, que estava sempre disposto a ajudar a todos que o procuravam, pelo seu trabalho, honestidade, pioneirismo e amor por essa terra e pelo seu povo, pela sua capacidade de plantar sonhos e fazê-los multiplicar.

Conheça a vida do homem que começou a nossa história.

Otávio Lage de Siqueira nasceu em 1924, em Buriti Alegre-GO, filho do ex-deputado federal Jalles Machado e de Beatriz Lage de Siqueira.

Em sua família recebeu muita atenção, seus pais sempre presentes e os irmãos unidos tiveram uma educação exemplar.

Aluno dedicado, estudou na Escola Dom Bosco, no Estado de São Paulo.
(1ªfila; 1º a direita)

Formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP em 1948, mas foi como político e empresário que se notabilizou.

Casou-se, em 1949, com
Marilda Fontoura de Siqueira.

Otávio e Marilda tiveram quatro filhos: Jalles Fontoura de Siqueira, Ricardo Fontoura de Siqueira, Sílvia Regina Fontoura de Siqueira e Otávio Lage de Siqueira Filho.

Em 1956, instalou-se na Fazenda Vera Cruz, onde implantou técnicas modernas para a criação de gado e plantio de café.

Foi o fundador do Grupo Otávio Lage, que atualmente possui investimentos em pecuária, agricultura, cooperativismo de crédito, produção de borracha natural, comunicação e nos setores imobiliário e sucroenergético.

Otávio Lage entrou para a vida pública no início de 1960, quando assumiu a prefeitura de Goianésia (1962 a 1965).
Ajudou a fundar o diretório da UDN na Cidade e depois a Arena e o PDS em Goiás.

Em 1965, disputou o Governo de Goiás pela UDN, sendo o último governador eleito pelo voto direto, antes da reabertura política no início da década de 1980.

Sua administração foi marcada por obras de infraestrutura, como construção da segunda etapa da usina de Cachoeira Dourada e do Hospital Materno-Infantil, em Goiânia-GO. Além disso, investiu muito em Educação, construindo várias escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Sua vida foi marcada pelo amor à educação; participou de inúmeros eventos na área e é exemplo de empresário que incentivou seus colaboradores a buscarem sempre crescer na vida profissional por meio da educação.

Em 1980, com o apoio de fazendeiros da região, fundou a Destilaria Goianésia Álcool S/A, que se transformou na empresa Jalles Machado, referência no setor sucroenergético nacional.

Evento para assinatura da Doação de sua aposentadoria de governador em benefício da comunidade de Goianésia, retornando através de obras públicas.

Faleceu em 14 de julho de 2006, em um acidente de trânsito a caminho da Jalles Machado aos 81 anos.

Otávio Lage é sempre lembrado não só como político e empresário, mas também pela sua capacidade de plantar sonhos e fazê-los multiplicar.

DEPOIMENTOS

DEPOIMENTOS

DEPOIMENTOS

Concurso de Redação